Subindo a montanha do SEO

Sim, há trocadilho aqui: na eTrilhas gostamos de montanha. Em especial o pico que estamos subindo agora, de ranqueamento na busca orgânica geral. E olha, foi pedra sobre pedra. A altitude máxima mais que dobrando. Os vales ficando à distância. A vista verdejando de bounces baixos. A estadia no cume cada vez mais longa, olhando o pôr do sol de mãos dadas com o aumento de tempo de sessão. E o mais importante – os Key results subiram de mãos dadas nessa escalada. É o resultado da nossa iniciativa em SEO em sustentabilidade e ecoturismo.

No entanto, antes dessa história vem a questão primordial: pra quê subir essa montanha, que vai dar tanto trabalho? Essa prioridade está diretamente relacionada aos objetivos de negócio da empresa, e tão somente por isso foi escolhida. O modelo da eTrilhas se assemelha mais a um SaaS, em que o cliente é o licenciante do aplicativo e não o usuário final. Não há cobrança do visitante do app, e isso é um diferencial de negócio dos principais competidores no segmento. Se alguns players apostam na criação de conteúdo por usuário e também a cobrança de conteúdo premium dos mesmos (como ferramentas de navegação e mapas offline), na eTrilhas a premissa do negócio é oferecer um conteúdo curatorial e de acesso gratuito. O cliente aqui é o licenciante, que pode ser uma prefeitura, uma ong, uma empresa em busca de resultados em ESG.

Aplicativo eTrilhas

Isso impacta diretamente no CAC, custo de aquisição por usuário, que necessariamente tem que ser baixo. Precisamos entregar usuários organicamente para os licenciantes, caso contrário a conta nunca fechará. E aí entra a prioridade do SEO em sustentabilidade.

A eTrilhas existe há mais de 10 anos e é uma referência no segmento, e isso já ajuda bastante na relevância do site para os buscadores. As primeiras posições em áreas de maior atuação da empresa, como o Rio de Janeiro, são frequentes.

Boas práticas em SEO em sustentabilidade

Página da eTrilhas

Portanto, ao longo de 2022 tomamos uma série de medidas para melhorar o ranqueamento e que construiu o pico. Alguns exemplos:

– Reestruturação do conteúdo em modelo textual. Trabalhamos na coleta de informações absolutas como distância, altimetria e altitude, mas a saída para o usuário é sempre um conteúdo textual amigável
– Estruturação de conteúdo de acordo com o fluxo natural de busca. Para isso fizemos uma pesquisa de comportamento do usuário entendendo em que estágio este visitante está na jornada e que tipo de informação é relevante para ele e qual fica para depois.- Dedicação de uma equipe para a qualidade. Os dados aqui são vistos e revistos, e isso ajuda a construir a relevância e deixar os dados sempre atualizados. Além disso, as avaliações dos usuários trazem informações sempre atualizadas sobre o estado atual do atrativo.
– Otimização de desempenho do site. Reestruturamos toda lógica da home em termos de código para minimizar buscas desnecessárias nos bancos de dados. Os relatórios demonstram uma melhora de 3 a 4x no tempo de resposta do servidor.
– Organização do código estruturando tags H1, H2, Alt, Title, etc, etc.
– Estruturação do sitemap.xml para a detecção ampla das páginas.
– Otimização do tamanho das imagens e formatos para reduzir tempo de reposta do servidor
– Indexação de vídeos junto às páginas. Produzimos vídeos temáticos sobre atrativos e publicamos em Youtube e também no site, e temos visto o Google priorizando buscas que oferecem vídeo de forma associada.
– SEO offpage, construindo uma rede de parceiros de conteúdo.
Página da Trilha da Pedra da Gávea otimizada para SEO

A busca pela otimização em buscas é contínua

Desta forma, essas são algumas das medidas, e que não fariam sentido se não tivessem casadas com as demais métricas de produto. Aqui trabalhamos muito a aquisição, mas ela está diretamente associada a ativação e retenção. O site orgânico oferece uma experiência de entrada, que é complementada com o uso do app mobile, que por sua vez requer a criação de um cadastro. É bem justo para o usuário deixar suas informações em troca de um app com mapas offline e rastreio de trajeto gratuito.

Em suma, continuamos buscando essa interseção entre o SEO em sustentabilidade e a criação de um ciclo virtuoso para o usuário. Se quiser ficar por dentro dessas buscas cadastre seu email aqui embaixo que eu vou enviando para você o que descobrimos.

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